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Hoje, utilizamos tecnologias para realizar atividades simples do dia a dia. Certamente, sua leitura neste momento só é possível por meio deste recurso. No mundo dos negócios, principalmente com o cenário pandêmico, que nos obrigou a ficarmos distantes fisicamente, o universo digital ampliou as forças de novas empresas que baseiam seus core business em inovações tecnológicas. Neste contexto, as startups que já eram empresas em franco crescimento, tiveram a oportunidade de se consolidar no mercado.
Como em todo o processo de transformação social, a mobilidade está no centro dos pensamentos de pessoas que vivem em grandes áreas urbanas. Para apoiar esses cidadãos e contribuir com sistemas que tornem as cidades cada vez mais inteligentes, as startups focadas em mobilidade conquistaram uma fatia grande do mercado nos últimos anos, com soluções que proporcionam mais conforto, segurança e bem-estar.
São tantas oportunidades encontradas pelas startups que o ano de 2021 foi um ciclo com recorde de investimentos. De acordo com dados do estudo Inside Venture Capital, produzido pelo Distrito, uma plataforma de inovação com o propósito de transformar empresas, acelerar startups e potencializar investimentos, foram aportados cerca de US$ 9,4 bilhões em novos projetos, representando um volume 2,5 vezes maior que o registrado em 2020.
O estudo Liga Insights AutoTech, realizado pela Liga Ventures, aceleradora brasileira dedicada à conexão entre startups e grandes empresas, mapeou 320 startups que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contemplam a mobilidade. A análise classificou essas companhias na categoria Autotechs.
Neste contexto, é possível mensurar que as startups ampliam a participação em processos para a modernização da mobilidade de maneira acelerada. Isso estimula as companhias tradicionais a criarem divisões de negócios focadas em inovação, seguindo as premissas destas empresas inovadoras ou até mesmo investindo em outras que já se utilizam da tecnologia como negócio principal.
Esse avanço nos permite refletir sobre o quão eficiente e prático podem ser os recursos tecnológicos para as nossas vidas e para os negócios em geral. Na mobilidade, as startups contribuem com o mercado, por exemplo, por meio de serviços para acompanhar a gestão de combustível, informações do trânsito em tempo real e aplicações variadas relacionadas ao transporte público.
Há, ainda, aquelas que ampliam a segurança veicular com rastreio de veículos e, as mais recentes, são as startups focadas em infraestrutura para a eletromobilidade, com pagamentos por aplicativos nas redes de eletropostos e localizadores de pontos de recargas. A estratégia é ampliar as redes de recargas no país e permitir que os sistemas sejam cada vez mais acessíveis aos motoristas.
A tendência de consolidação de mais empresas inovadoras no cenário da mobilidade é determinante para que as tecnologias avancem e transformem todo ecossistema de uma maneira mais produtiva, segura e moderna nos próximos anos.
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Joao Paulo Ledur
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