Pela quarta vez consecutiva, a Marcopolo participou da 67ª edição da IAA Commercial Vehicles, maior mostra mundial de veículos comerciais, realizada em setembro, na cidade alemã de Hannover, no estande da MAN, com a apresentação do ônibus elétrico e-Flex, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O veículo, com carroceria Torino Low Entry especialmente desenvolvida, conta com uma solução exclusiva de arquitetura flexível para eletrificação, cujo conceito pode ser aplicado em praticamente qualquer veículo da marca. Em um único modelo é possível contemplar diferentes formas da mobilidade elétrica: pode rodar como veículo 100% elétrico a bateria; híbrido elétrico; híbrido elétrico plug-in; e veículo elétrico com autonomia estendida.
De acordo com a montadora, o desempenho se mantém independentemente da forma de alimentação das baterias, com carregadores externos no conceito plug-in ou ainda por meio de um gerador presente no veículo, responsável por uma das grandes novidades dessa solução e por proporcionar aumento de autonomia. O grupo gerador é composto por um motor a combustão que pode ser abastecido com gasolina ou etanol, sendo possível também uma versão para gás natural ou biometano (1.4 TGI).
O Volksbus e-Flex conta com um banco de baterias de íon-lítio níquel-manganês- cobalto (NMC). “Esse modelo de eletrificação é bastante interessante, uma vez que sua flexibilidade atende às necessidades de emissões zero com um custo de investimento menor para fazer frente aos obstáculos que a indústria de elétricos enfrenta para sua implementação comercial, além de ampliar sua autonomia para qualquer imprevisibilidade na rota, sem deixar de atender às regras de zonas de restrições de circulação”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
COMPARTILHAR
Coordenação Geral
Departamento de Marketing
Produção e edição de textos
Sabrina Leme MTB-RS 15062
Projeto Gráfico
Vinicius Pauletti