25 ago 2020
Ônibus urbanos agora contam com pacote de segurança para evitar contaminação pelo novo coronavírus no transporte público

Os modelos com soluções BioSafe, disponíveis para prefeituras, secretarias de transporte e operadores de linhas de ônibus de todo o país, também já começaram a ser exportados

São Paulo, 25 de agosto de 2020 – Quem usa o transporte coletivo diariamente se preocupa com os riscos de contaminação gerados pela pandemia de Covid-19. Por isso, para ajudar a proteger os passageiros e reduzir estes riscos, a Marcopolo lança esta semana novos modelos de ônibus urbanos com diversas inovações para evitar contaminação por vírus em geral, incluindo o da Covid-19, e bactérias.

“As soluções fazem parte da Marcopolo BioSafe, nossa plataforma que congrega inovação e tecnologia para preservar a saúde e a segurança dos usuários e, ao mesmo tempo, procura promover a retomada do segmento de transporte de passageiros, fortemente impactado pela pandemia. Elas estão disponíveis nos modelos Marcopolo, Volare e Neobus que saem de fábrica, mas também podem ser adaptadas nos ônibus já em circulação pelas cidades”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da companhia.

“Com esta iniciativa, que iniciou com o lançamento de soluções para os ônibus rodoviários em junho, respondemos a novos desafios da mobilidade global e reforçamos nosso protagonismo no setor. Os ônibus urbanos com soluções BioSafe estão disponíveis para aquisição por prefeituras, secretarias de transporte e operadores de linhas de ônibus de todo o país. Além disso, também já começaram a ser exportados para mercados como Angola, por exemplo”.

Confira abaixo as inovações dos ônibus e micro-ônibus pós-pandemia desenvolvidas pela Marcopolo. Todas foram testadas e aprovadas pelo Laboratório de Microbiologia da Universidade de Caxias do Sul:

Controlador de acesso com reconhecimento facial: câmera checa se o passageiro está usando máscara e mede a temperatura em segundos. Poderá ser usada nos terminais de ônibus.

Frasco de álcool em gel: instalado na entrada do veículo, com capacidade para até 500 aplicações, permite que os passageiros higienizem as mãos já no acesso ao ônibus.

Tapetes sanitizantes: umedecidos com produto para desinfecção, contribuem para a higienização dos calçados dos passageiros no acesso ao veículo.

Poltronas e pega-mãos com acabamentos antimicrobianos: incorporados ao processo de fabricação das peças, os aditivos antimicrobianos eliminam micróbios, tornando o toque mais seguro para o usuário. Os materiais têm nanopartículas que liberam íons capazes de destruir a membrana celular de micro-organismos.

Distanciamento de passageiros: adesivos instalados no assoalho do veículo indicam a distância segura entre os passageiros em pé.

Desinfecção do ar condicionado com UV-C: a radiação ultravioleta UV-C promove a desinfecção do ar em circulação no interior e nas superfícies dos veículos. É eficaz na inativação do material genético de vírus e bactérias.

Aumento da renovação do ar: nova moldura permite a captação de ar através das janelas corrediças dos ônibus urbanos, atendendo as normas da OMS para garantir a circulação de ar interno. Todo o ar do interior do carro é renovado 20 vezes por hora, ou seja, a cada três minutos. É bem maior do que num shopping center, por exemplo, como comprovou teste realizado pela Universidade de Caxias do Sul.

Kit de proteção para motorista e cobrador: barreira de vidro, que pode ser adaptada e instalada em diferentes carrocerias. É de fácil limpeza e higienização. Outra opção é a instalação de cortinas antimicrobianas, que utilizam tecnologia hospitalar para evitar a proliferação de fungos e bactérias, desde que haja higienização adequada no interior do veículo.

FIP Onboard para desinfecção de superfícies: tecnologia inovadora usada para a desinfecção dos ônibus vazios. Trata-se de aplicação de uma névoa seca com nanopartículas que cobre 100% das superfícies e evita a proliferação de vírus e bactérias. Age sem deixar poltronas úmidas, evitando o desconforto dos passageiros, e sem interferir no funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos do ônibus.

Para saber mais sobre essas tecnologias, visite http://www.marcopolobiosafe.com

COMPARTILHAR

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

[email protected]

Produção e edição de textos

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti