10 ago 2020
Marcopolo desenvolve Attivi Express, novo articulado para tecnologia 100% elétrica

Mantendo a sua tradição de liderança, inovação e avançada tecnologia, a Marcopolo apresenta o Attivi Express, seu novo modelo de carroceria urbana articulada e dedicada à chassis de propulsão elétrica para corredores troncais e sistemas de mobilidade para médias e grandes cidades. O modelo, que faz parte do lançamento do projeto do primeiro veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil, está em fase final de desenvolvimento e vai ser fornecido, em parceria com a BYD para a Linha Verde de São José dos Campos.

De acordo com Rodrigo Pikussa, diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, o Attivi Express está sendo desenvolvido em tempo recorde e deverá iniciar os testes de homologação até o final deste ano. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o executivo.

O design moderno e DNA Marcopolo arrojado e atraente, possui iluminação externa com faróis em full LED, garantindo maior eficiência luminosa, e vai estabelecer um novo padrão para o segmento, com muita tecnologia embarcada e equipamentos inéditos no segmento, como a ausência de espelhos retrovisores, substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo, facilitando as manobras e aumentando a segurança no trânsito.

Outros itens inéditos são o sistema de entretenimento para os passageiros, com dois monitores de 15,6” instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema antiesmagamento que, ao encontrar obstáculo, realizam automaticamente a sua reabertura, evitando esmagamento ou ferimento ao passageiro. O veículo é equipado com sistema de monitoramento com quatro câmeras internas, poltronas City estofada com apoio de cabeça com tomadas USB, total acessibilidade, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes.

O Marcopolo Attivi Express articulado conta com chassi D11B, com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 quilômetros, e tem capacidade para transportar 168 passageiros – 60 sentados e 108 em pé, além de espaço para cadeirante – 22.000mm (22 metros) de comprimento, largura total de 2.600mm e altura de 3.730mm.

 

Soluções de biossegurança Marcopolo BioSafe

 

O novo modelo Marcopolo Attivi Express contará também, de maneira inédita para o sistema de transporte urbano brasileiro, com as soluções Marcopolo BioSafe. O veículo será equipado com poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos locais de contato das mãos e reduzir os riscos de contaminação por vírus e bactérias.

 

Linha Verde

 

O projeto Linha Verde é uma iniciativa inédita de desenvolvimento urbano da cidade de São José dos Campos, que prevê a criação de um corredor sustentável de 20 quilômetros de extensão para interligar as regiões sul, central e leste do município. Ao todo serão 12 ônibus, com previsão de entrega a partir de março de 2021.

COMPARTILHAR

Reproduzir vídeo

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

[email protected]

Produção e edição de textos

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti