23 jul 2021
Frota de ônibus: descubra quais são os últimos avanços em inovação para o transporte de passageiros
Cansado de ler? Então ouça este artigo:

 

Em baixa devido à pandemia, mas com perspectivas otimistas para o futuro, setor se prepara para novidades. Conheça o que de mais importante está sendo pensado e produzido para os ônibus rodoviários.

 

Como não poderia ser diferente, o transporte rodoviário nos ônibus também sentiu os efeitos negativos da pandemia no Brasil e no mundo. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), a demanda de passageiros de ônibus rodoviários interestaduais no Brasil acumulou queda de 54% em 2020.

O dado ajuda a ilustrar que não foram poucos os casos de passageiros que precisaram cancelar suas viagens devido ao receio de contágio com a doença e também em função das restrições sanitárias e de mobilidade implementadas em diversos destinos.

Para quem viaja a trabalho, as distâncias foram encurtadas com o modelo home office, fazendo com que menos pessoas circulassem nos ônibus e com que o número de viagens acompanhasse a tendência de queda.

Diante de um cenário desafiador, é importante que o setor vislumbre no futuro uma oportunidade de retomar a confiança e proporcione a melhor experiência para os passageiros que pretendem viajar tão logo as condições sanitárias permitirem.

E isso pode ser feito renovando a frota de ônibus.

Porém, é importante que não seja mais do mesmo, com pouca ou quase nenhuma novidade em relação ao que já existe no mercado, mas sim de algo realmente novo e evolutivo. Onde seja válido investir devido à rentabilidade do produto e onde o passageiro se sinta atraído e com vontade de experimentar por ser um ônibus reconhecido pela qualidade, eficiência, design, conforto, conectividade, segurança, entre outros aspectos.

Pensando nisso, produzimos esse artigo para você conhecer mais sobre quais são os últimos avanços em inovação em ônibus rodoviários e entender porque a renovação de frota é importante. Além disso, no final deste artigo, deixamos um convite para você saber mais sobre o que está por vir.

 

 Renovação da frota como diferencial e para novas experiências

A gestão da frota de veículos exige planejamento de uma empresa para não postergar essa renovação. Dessa forma, evitando riscos de segurança, queda na produtividade e na eficiência da frota, aumento nos custos operacionais e perda de competitividade, já que os concorrentes certamente poderão adquirir modelos mais novos e atrativos.

Por isso, ao investir em uma nova frota de ônibus, a empresa está investindo também em benefícios para a companhia e seus funcionários, além dos usuários do serviço.

Mais do que um ônibus novo e moderno, a confiança do passageiro fica maior porque é levado em conta o risco menor de apresentar algum problema durante a viagem e onde os atributos de conforto, limpeza e inovação ficam em evidência. Na hora de escolher a viação, o passageiro optará por aquelas que disponibilizam ônibus novos e com as garantias de mais segurança.

Porém, como diferencial, é importante estar atento ao que há de mais novo no segmento.

 

 Mais economia, conforto e novas experiências aos passageiros

Na esteira das mudanças comportamentais e das transformações das formas de viagens, não é possível negar a importância de estarmos atentos às inovações e às novas tendências. Essa é a essência do futuro do transporte realizado pelos ônibus, seja para as empresas ou para os passageiros.

Por isso, os avanços no transporte de passageiros estão focados em eixos como:

 

  •  Redução de custos e lucratividade nos negócios para os compradores: Com um setor em dificuldades e buscando alternativas para minimizar o impacto da pandemia, fica claro que a renovação de frota não pode ser mais do mesmo. Precisa contar com ônibus que representem em redução de custos em outros aspectos e aumento da capacidade de transporte para garantir lucratividade nos negócios.

 

Por isso, precisa ser um modelo com facilidade de manutenção e que tenha uma tecnologia embarcada que avisa o motorista, engenheiro e as equipes sobre a necessidade de reparos no veículo. Ao contar com essas novas características, a empresa alcança um novo patamar: ganha em competitividade ao demonstrar crescimento do seu negócio e se destaca em relação à concorrência.

 

  • Mais conforto e segurança para a equipe: Uma viagem com mais proteção começa quando o conforto e a segurança chegam também para a equipe de trabalho, como é o caso dos motoristas e auxiliares. Proporcionar mais atenção aos profissionais é uma característica que será explorada futuramente justamente considerando a demanda reprimida por viagens ou deslocamentos com o arrefecimento da pandemia.

 

Os novos modelos que chegaram ao mercado deram maior atenção ao cockpit, que ganha mais conforto, tecnologia e que com certeza aumentarão ainda mais o bem-estar do motorista à frente do veículo. E não somente o cockpit deve ser maior: a visibilidade também, aumentando ainda mais a segurança de todos.

 

  • Foco na experiência do passageiro: É importante lembrar que o setor rodoviário de passageiros é pioneiro no compartilhamento de viagens no país e essa característica precisa ser reforçada. Por isso, ao precisar fazer um deslocamento maior, o viajante tem que estar convencido de que o ônibus é seguro e a melhor opção em relação aos outros meios de transporte.

 

Pensando nisso, alguns atributos são essenciais para os veículos da frota de ônibus de uma empresa, como mais conforto ao aumentar o espaço entre as poltronas. Outro aspecto que será ainda mais tendência no transporte rodoviário é ter banheiros mais espaçosos, que não representam incômodo na hora de utilizá-lo. Além disso, sempre pensando na experiência do usuário ao utilizar o ônibus, que tal oferecer janelas amplas e que permitam boas recordações? O mundo visto pelas janelas pode ser muito bonito.

 

Para se preparar para o próximo destino, leia aqui dicas sobre o que levar na mala para viagens de ônibus.

 

Onde encontrar todas essas novidades

Todos esses atributos de economia e redução de custos, conforto, novas possibilidades de experiência ao usuário e modernidade no ônibus estão reunidos na nova geração da Marcopolo, empresa líder na produção de carrocerias no Brasil.

A Marcopolo trouxe a evolução no segmento em um veículo inovador, tecnológico, competitivo e com características jamais vistas no mercado. Tudo para que os clientes e passageiros tenham a melhor experiência ao utilizar e viajar.

Você é o nosso convidado para saber todos os detalhes dessa novidade. Vamos embarcar juntos ao futuro?

Clique aqui e saiba mais sobre a nova Geração Marcopolo.

COMPARTILHAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

marketing@marcopolo.com.br

Produção e edição de textos

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti