17 dez 2018
Crescendo e fortalecendo as parcerias
Foto: Julio Soares

O sucesso, entre muitas outras coisas, depende das nossas escolhas e também do momento certo no qual as tomamos. O crescimento e fortalecimento da participação da Marcopolo que neste ano alcançamos, tanto no Brasil como no exterior, se deve a decisões (assertivas) tomadas quando nem poderíamos prever a gravidade e duração da crise que abateu o mercado nacional desde 2014.

Essa crise fez com que fosse fundamental buscar novas formas para melhor atender os clientes, com mais eficiência operacional e produtividade. Com rápida definição estratégica, muito empenho, comprometimento e trabalho em equipe, conseguimos sair fortalecidos e melhores desses últimos anos. Ainda não voltamos aos volumes daquela época, mas além de renovados, nos aproximamos ainda mais dos nossos parceiros de negócios e os ganhos e benefícios têm sido para todos.

No mercado externo, com o Projeto Conquest em 2015, intensificamos nossas ações e presença no exterior. Já no ano seguinte, trouxe bons resultados e as exportações cresceram 54,6%, em 2016, e 13,0%, no ano passado. Este ano, devemos crescer mais de 30% sobre 2017. O resultado será alcançado em grande parte pelo fortalecimento de nossa presença no continente africano, reflexo do amadurecimento dessas iniciativas estratégicas e da abertura de escritórios regionais para maior aproximação com os mercados internacionais.

Esta é a Marcopolo – que inicia a celebração dos seus 70 anos de fundação -, aqui e em todos os mercados do mundo: resiliência, determinação, foco e compromisso para alcançar e superar os objetivos traçados. Intensificando e redesenhando nossas parcerias para, com produtos com a mais avançada tecnologia, poder oferecer serviços além das expectativas, com excelência no atendimento.

Ainda não sabemos ao certo como será 2019, nem no Brasil e nem no exterior. Mas sabemos que, com a determinação e o propósito que nos fizeram evoluir, seguiremos em frente para novas conquistas, parcerias ainda mais estreitas e em busca de um mundo sustentável que privilegie a mobilidade.

Boa leitura e um feliz Ano Novo para todos nós!

Ricardo Portolan
Gerente Executivo de Negócios Internacionais

COMPARTILHAR

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

[email protected]

Produção e edição de textos

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti