25 jan 2021
Como promover proteção para os seus clientes e valor agregado para o seu serviço com a soluções BioSafe?

A pandemia do novo coronavírus fez com que diferentes empresas repensassem boas práticas de proteção e saúde — tanto dos seus funcionários, quanto dos clientes. Esse cenário foi ainda mais desafiador para o setor de transporte. Afinal, como levar as pessoas de um local ao outro de forma segura?

Foi pensando nisso que a Marcopolo, referência mundial no encarroçamento de ônibus, desenvolveu a BioSafe. Essa plataforma de soluções de biossegurança é focada em oferecer inovações e tecnologias especializadas. Assim, deixa o transporte coletivo mais protegido e seguro.

 

O que é biossegurança

Antes, é preciso entender o que é biossegurança. Em linhas gerais, podemos resumir este conceito como um conjunto de procedimentos que evitam ou controlam problemas suscitados por pesquisas biológicas e/ou por suas aplicações.

Ou seja: o objetivo é minimizar riscos que comprometem a saúde das pessoas, animais e do meio ambiente como um todo.

Esse assunto é tão importante que está presente na legislação brasileira. É o caso da Lei nº 11.105, de 24 de março de 2015, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, cultivo, produção e outras práticas relacionadas aos organismos geneticamente modificados e seus derivados.

Organizações públicas e privadas que forem pegas descumprindo essas normas estão sujeitas a multas e penalizações severas. No entanto, o risco não é apenas financeiro: se as orientações de biossegurança não forem levadas a sério, a saúde e segurança da população correm riscos.

>>Aproveite para conferir e-Book exclusivo sobre como a biossegurança irá assegurar o futuro do turismo.

 

Conheça as soluções BioSafe

Por isso é tão importante promover proteção para seus clientes e funcionários com a solução BioSafe. A Marcopolo uniu inovação e tecnologia para preservar a saúde dos usuários, e promover uma retomada responsável do segmento de transporte de passageiros.

Pode confiar: as soluções apresentadas foram testadas e se provaram eficazes na prevenção contra a COVID-19. O objetivo da empresa é se colocar como parceiro dos clientes nacionais e internacionais, dando a eles condições de seguir operando e de reconquistar a confiança dos passageiros no uso de transporte coletivo.

Colocando a tecnologia em prol da segurança, a Marcopolo oferece Kits Opcionais — soluções ideias para adequar o transporte, seja ele ônibus ou micro-ônibus, às novas necessidades de sanitização e higiene.

 

Sistema sanitário com luz ultravioleta (UV-C)

Composto por um conjunto de luminárias ultravioletas, esse sistema é acionado automaticamente após a utilização do sanitário, ou em ciclos automáticos durante a utilização do ônibus. Sua eficiência é superior a 99,99% na ação antimicrobiana, eliminando vírus, bactérias e outros micro-organismos.

É importante lembrar que o sanitário é um local em que a contaminação pode ocorrer de forma direta ou indireta. Afinal, os usuários tocam a maçaneta, torneira, válvula de escape, entre outros, e a mão é uma importante fonte de transmissão de doença.

Com essa solução da Marcopolo BioSafe, os riscos de contágio diminuem drasticamente. Por exemplo, o uso de radiação ultravioleta do tipo C serve como medida adicional à desinfecção ambiental dos sanitários, e atua no controle microbiológico do ar e também das superfícies.

A radiação UV-C, emitida por lâmpadas especiais, é um mecanismo físico no qual a inativação microbiana ocorre pela absorção da luz. Essa absorção promove uma reação fotoquímica, que é capaz de alterar componentes moleculares essenciais para as funções celulares, causando danos nos ácidos nucléicos. Logo, causa a morte dos agentes infecciosos.

 

Barreira física

Essa é uma proteção adicional aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): painéis em vidro que envolvem a área de trabalho dos motoristas e cobradores. Assim, ela impede a transmissão de agentes nocivos que são dispersos durante a fala, tosse ou espirro dos passageiros.

Afinal, a difusão do novo coronavírus acontece justamente por contágio direto (proximidade de pessoas infectadas) ou indireto, através de superfícies e objetos contaminados. Dessa forma, as barreiras físicas da BioSafe reduzem o contágio por meio de secreções respiratórias e salivas.

 

Capas e cortinas antimicrobianas 

Outra solução desenvolvida pela Marcopolo BioSafe são as capas colocadas diretamente nas poltronas. Elas evitam a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde e seu material base permite fácil higienização. Assim, garante mais biossegurança durante as viagens.

O mesmo pode-se dizer das cortinas. Este é um produto inovador, pois envolve a utilização de um material “inteligente”, de baixa espessura, mais leve que o tecido convencional e evita a proliferação de fungos e bactérias.

Tudo isso é possível graças às propriedades antimicrobianas, que matam ou inibem o crescimento desses micro-organismos.

 

Dispenser de álcool em gel

Por fim, temos o dispenser localizado na entrada do transporte. Ele é automatizado, possibilitando a higienização das mãos de forma segura, rápida e fácil — seja antes ou depois das viagens.

Essa é uma das formas mais simples de combater o novo coronavírus, pois a prática da higienização das mãos reduz significativamente a transmissão de micro-organismos. Por isso, está presente nos kits disponibilizados na Marcopolo BioSafe.

Atualmente, já são mais de 550 ônibus com os itens da BioSafe. Em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte, o diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa, falou mais sobre essa solução inovadora e que gera valor agregado para o serviço da sua empresa. Clique aqui e leia a entrevista na íntegra!

>>Quer descobrir a influência da mobilidade urbana nas cidades inteligentes? Clique aqui para acessar e-Book!

COMPARTILHAR

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES

A Marcopolo segue as leis de LGPD. Veja nossa política

Coordenação Geral

Departamento de Marketing

[email protected]

Produção e edição de textos

Sabrina Leme MTB-RS 15062

Projeto Gráfico

Vinicius Pauletti