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Sempre se falou sobre o “conflito de gerações” — pais que não conseguem falar a mesma língua que os filhos, diferentes visões entre avós e netos, entre outras discussões. No entanto, essa discussão não se restringe apenas ao cenário familiar. Dentro das empresas, saber fazer a gestão de gerações é o diferencial entre negócios bem-sucedidos e aqueles que não vão sobreviver às novas demandas do mercado.
A Marcopolo, referência mundial no encarroçamento de ônibus, entende bem deste assunto. Afinal, vivemos um momento em que a atual gestão da companhia se inspira muito nos ensinamentos do saudoso Sr. Paulo Bellini.
Por isso, criamos um artigo sobre como lidar com as diferentes gerações de líderes e tirar o melhor dessas interações em prol da empresa.
Boa leitura!
Antes, é necessário entender quais são as gerações que hoje estão dentro das empresas. Esse é um trabalho complicado, pois essa “demarcação” envolve fatores econômicos, culturais e sociais.
No entanto, podemos dividir as gerações de líderes atuais em:
Neste cenário, promover a boa gestão de gerações é essencial para garantir um ambiente de trabalho harmonioso. Vimos no tópico anterior que são pessoas com visões diferentes sobre carreira, hierarquia e relação com a empresa.
Cabe ao gestor saber como lidar com esses pontos de vistas, e promover um bom relacionamento entre as lideranças. É preciso superar os estereótipos, quebrar a ideia do conflito de gerações inevitável e estimular a comunicação dentro da empresa.
O seu negócio só tem a ganhar com isso, pois as vantagens de ter lideranças de diferentes faixas etárias são:
Uma empresa que busca estar sempre à frente do seu tempo precisa entender como lidar com esse conflito de gerações — e extrair o máximo dessa troca. A experiência dos colaboradores mais velhos e a disposição dos mais novos é uma combinação poderosa.
Isso promove os processos criativos dentro do ambiente corporativo. Esse estímulo também ajuda na resolução de conflitos, pois diferentes visões sobre o mesmo problema trazem soluções mais assertivas.
Não tem como separar criatividade organizacional da inovação. A gestão de gerações, quando bem feita, precisa considerar a diversidade como combustível essencial para novas ideias.
Essa diferença não está apenas no “chão de fábrica”. Ter diferentes gerações de líderes significa ter pessoas diversas que, juntas, irão contribuir para uma cultura de inovação. Consequentemente, a organização ganha diferencial competitivo e se destaca dentro do mercado.
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Trabalhar em uma empresa já provoca aprendizados, graças ao convívio entre colaboradores. Ter líderes de diferentes faixas etárias acelera esse aprendizado, já que cada um traz visões e experiências diferentes.
Fazer a gestão de gerações pode ser mais difícil quando se trata de uma empresa familiar. Essa sempre foi uma preocupação da Marcopolo, que surgiu em 1949 como um negócio familiar e hoje ultrapassou fronteiras.
Encontrar um meio termo entre diferentes pontos de vista ganha um desafio extra quando os líderes compartilham o mesmo sobrenome. A pesquisa sobre Empresas Familiares realizada em 2012 pela PwC resumiu bem esse conflito de gerações: “algumas empresas familiares são capazes de resistir às tempestades de uma crise econômica, mas ruir diante do primeiro conflito entre membros da família.”
Afinal, quem dirige uma empresa familiar precisa fazer a gestão de gerações em dois níveis diferentes: dentro do negócio, e também como membro da família. Por isso, o mais recomendado é pensar a longo prazo: conversar agora com os familiares sobre o que será feito nos próximos anos. Isso evita conflito de gerações no dia a dia operacional e também na hora de “passar o bastão” para os próximos líderes.
Abrir esse canal de comunicação permite que a empresa avalie as lacunas de competências e habilidades a serem preenchidas. Se necessário, contrate uma consultoria ou converse com outros empreendimentos que passaram por esse mesmo desafio.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a pensar em novas estratégias para a gestão de gerações. Lembre-se que diferentes pensamentos e opiniões não precisam ser algo negativo. Pelo contrário, o estímulo à criatividade e trabalho em equipe, seja entre líderes ou outros cargos, é essencial para o sucesso da empresa. Que tal ver um vídeo rápido sobre “Gerações Diferentes” do TEDx Talk? Clique aqui!
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Vinicius Pauletti